quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Chuvas Ácidas



As Chuvas ácidas são: caracterizadas por um pH abaixo de 4,5. Causada pelo enxofre vindo das impurezas e da queima dos combustíveis fósseis, pelo nitrogénio do ar, que se combinam com o oxigénio para formar dióxido de enxofre e dióxido de nitrogénio. Estes espalham-se pela atmosfera e trabalham com a água para formar ácido sulfúrico e ácido nítrico, que se dissolvem na água. E também é formado com um pouco de ácido clorídrico.
As chuvas normais têm um pH de aproximadamente 5,6, que é levemente ácido. Essa acidez natural é causada pela dissociação do dióxido de carbono em água, formando o ácido carbónico, segundo a reacção.



A Origem: Os factores que contribuem para as chuvas ácidas são: emissões dos vulcões e processos biológicos que ocorrem nos solos, pântanos e oceanos. Os efeitos da deposição ácida foram detectados nas geleiras há milhares de anos em partes remotas do globo.
As principais fontes humanas desses gases são as indústrias, as centrais termoeléctricas e os veículos de transporte. Os gases podem ser carregados por milhares de quilómetro na atmosfera antes de reagirem com as partículas de água originando ácidos que mais tarde se vão precipitar. A precipitação ácida dá-se quando a concentração de dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogénio (NO, NO2, N2O5) é suficiente para reagir com as gotas de água suspensas no ar (as nuvens).

2 comentários:

DJIM disse...

Gostamos muito do texto, têm alguma informação, mas antes de postarem os vossos trabalhos leiam tudo primeiro.


"milhares de quilómetro" --> detectamos esse erro ortográfico, e não foi o primeiro, o outro vocês mudaram quando nos ouviram falar.

E foi "Chuva Ácidas"

Obrigado pela compreensão!

Andreia F, Feliciana, Fabio, Andreia M. disse...

O vosso tema sobre as chuvas ácidas está muito interessante...
Gustamos particularmente da parte onde explicaram como as chuvas se forma... :)

Bom trabalho